terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Dia Internacional do Voluntariado




Para quem não sabe hoje é o DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO e eu não podia deixar passar este dia sem dizer alguma coisa sobre este assunto. 

Desde muito nova que o voluntariado faz parte do meu dia-a-dia. Apresentaram-me o 'voluntariado' e ele passou a ser praticamente o meu melhor amigo. 

Não sei bem com que idade comecei a fazer voluntariado, mas foi algures entre o sétimo e oitavo ano. 

Para mim voluntariado é algo totalmente normal na minha vida. Estranho quando passo 1 dia sem o fazer. É algo que me faz crescer, conhecer e faz-me sentir muito feliz. 

Voluntariado não é só ir para África ou para outro lado do mundo ajudar os pobrezinhos. Quem pensa isso não faz a mínima ideia do que realmente é voluntariado. 

Voluntariado é fazer algo bom pelos outros sem ter necessidade de reconhecimento

Parece que nos dias de hoje voluntariado está na moda. Dá currículo, as pessoas vão achar que 'sou boa pessoa'. Custa-me ver pessoas a quem é impensável ajudar no Banco Alimentar ou num bairro social perto de casa, mas que ir para África ajudar 'os pobrezinhos' e postar fotografias no instagram a toda a hora com o hashtag 'euaajudarosoutros' é algo totalmente normal e dito voluntariado. ´Se estou neste voluntariado é porque pertenço a uma certa classe social e faço parte deste grupo'. Volto a repetir VOLUNTARIADO É FAZER ALGO BOM PELOS OUTROS SEM TER NECESSIDADE DE RECONHECIMENTO.

Em vários voluntariados que fiz é normal sentir que gostei mais de uns do que de outros, sentir que me identifico mais com aquele do que o outro, apesar de que o que interessa é que ajudei o outro de uma forma directa ou indirecta e fiz o melhor que pude. 

Não tenho problemas nenhuns em dizer os voluntariados que fiz:

- Centro João Paulo II
- Lares
- Comunidade Vida e Paz
- Just a Change
- Campinácios 
- Fonte da Prata
- Musgueira
- Cotolengo
- Missão País
- Missão Aqui e Agora 
- Banco Alimentar
- Refood
- Congresso 'O que de verdade importa'
- Serve the city

Não é necessário fazer parte de uma organização / instituição para fazer voluntariado. O voluntariado passa também por ajudar um amigo, dar atenção às funcionárias da universidade, dar boleia a um vizinho... 

Lembrem-se que se não fizerem alguma coisa alguém terá que o fazer e se te voluntariares estás a ajudar. 

Feliz dia do Voluntariado para todos os voluntários!!!!

(Se estiverem à procura de um voluntariado específico, ou têm uma vaga ideia ou nenhuma ideia por onde começar ou procurar tenho todo o gosto em vos ajudar, basta enviarem mensagem ou email - duquesadejardineiras@gmail.com )

Sem comentários:

Enviar um comentário